VER NO ESCURO

(2018)

VER NO ESCURO foi um projeto desenvolvido no âmbito da residência artística DESENGACE realizada no LAGAR - Plataforma Criativa da Cidade Europeia do Vinho 2018 / Cooperativa Comunicação e Cultura Torres Vedras

A residência DESENGACE de Nuno Leão foi vivida mais com o corpo do que com a câmara. Todas as obras que apresenta em suporte fotográfico quer em vídeo devem ser consideradas vestígios da presença e da experiência física do lugar. A este método não é alheia a sua formação inicial em Teatro, sendo o corpo a ferramenta de trabalho por excelência das artes performativas. A primeira abordagem de Nuno Leão foi quase documental, utilizando a câmara como uma forma de ganhar familiaridade e intimidade com o contexto humano e geográfico.

A tomada de vistas de uma vinha durante a noite foi o momento particular que permitiu ao artista definir uma método e um resultado: partilhar a sua experiência física e emocional do lugar, uma paisagem particular de vinhedo, terra, mosto, ciclos de trabalho, estações do ano. Nem todos podemos percorrer uma vinha de madrugada ou ter acesso à vivência de todos os espaços físicos e naturais que foram excepcionalmente disponibilizados para esta iniciativa. O trabalho de Nuno Leão é o resultado partilhado desta experiência única e, provavelmente, irrepetível.

texto do curador Vasco Barata para a exposição LAGAR - Desengace 

Exposição na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras | 23 Nov. - 31 Dez. 2018

 

©Nuno Leão_ 2021_ Portugal
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora